SIGA-NOS NO FACEBOOK
Buscar
  • BardosNerds

Feminismo e o cinema: A representação das mulheres na Marvel

Por Jota



O FEMINISMO é descrito como um conjunto de movimentos que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero. Trocando em miúdos: o direito do ser humano ser tratado com igualdade, independente do gênero.

Para entendermos a legitimidade desta luta, basta considerar o significado de uma sociedade: indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos. Se o indivíduo é por definição um termo assexuado, é exigido que os direitos a ele atribuído sejam igualitários inclusive em gênero.

O que vemos na prática, no entanto, é uma exigência igualitária dentro de um tratamento desigual. Esta diferença se estende por diversos campos, no entanto, este artigo se concentra na desigualdade de gênero e, mais especificamente, no cinema.

Não somente no quadro salarial, conforme mostra o gráfico, mas esta desigualdade abrange funções e, inclusive, personagens em tela: Desde a quantidade dos mesmos e de suas falas, até a maneira em que as mulheres sempre foram apresentadas.

O BardosNerds trouxe este assunto para a discussão ao vivo em seu programa de número 25. O apresentador Jota conduz o tema que, com a participação de Alícia e Babi, analisa como a visão das mulheres mudou (ou não) ao longo da última década de filmes da Marvel, desde Homem de Ferro até Guerra Infinita, além de abordar outros campos onde a luta feminista avança.

Será que houve uma evolução na representação do sexo feminino? Há um progresso a contento?

Se você perdeu o programa ao vivo não deixe de ouvir aqui:



Ouça outros programas sobre a cultura pop e seus desdobramentos de uma forma informativa e descontraída no Bardosnerds.com/podcast

Estamos ao vivo toda segunda, quarta e sexta as 22 horas. Para participar siga o BardosNerds no app Castbox.


#bardosnerds #Jota

27 visualizações